terça-feira, 16 de março de 2010

O CABOCLO ARREIAMÁ O CABOCLO ENCANTADO

“ No Maracatu, há um caboclo que não usa lança.ele não parece estar preparado para a guerra. Em suas mãos, tem um machado e sua cabeça é ornada com um grande cocar e penas.É o caboclo Arreiamá. Todo Maracatu tem um ou vários. Quem é esse índio que faz parte da corte, no Maracatu de Baque Solto e no Maracatu de Baque Virado.”

[.....] Os folgozões referem-se se a ele como o “ índio do Macaratu”, porque, dizem, no começo havia índios.

O arreiamá não faz a guerra, isso é como o lanceiro. O arreiamá é a representação da ligação mais primária com as forças da natureza, a inocência da terra antes das guerras que destruíram as tribos. [.....]

O arreiamá, também chamado de Tuxana, usa camisa bordada, calça na altura dos joelhos, e, na cintura tem fitas e penas de pássaro, nos chapéus, nos braços e nas pernas. No Maracatu, a atividade do caboclo arreiamá é proteger a corte, o casal real, a dama do preço, as baianas. Uma proteção dos espíritos da floresta. [.....] Sua presença mostra a riqueza da tribo.O Arreiamá poderia ser uma lembrança do tempo em que se pensou ser possível a convivência com o português. O arreiamá é o índio que parece mais ligado aos aspectos da religião, dos segredos da jurema. No Maracatu de Baque Virado, os caboclos de pena são vistos como sendo ligados da religião da jurema. O Mestre Duda diz que sem o Arreiamá no maracatu ela está perdido, não tem a visão.

2 comentários: