terça-feira, 16 de março de 2010

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MARACATU DE BAQUE SOLTO


[.....] O Maracatu Rural é um folguedo, uma manifestação coletiva, em que as pessoas assumem e vivenciam determinanda representação, com seus personagens e histórias( Benjamim, 1989). Sua apresentação é composta pelo desfile de uma corte real, baianas e arreiamás ou tuxunas (caboclo com um cocar de penas de pavão), rodeados pelos caboclos de lança e complementados por personagens como o Mateus, A Catirina e a Burra.
Estes personagens dançam ao som de uma orquestra de percussão e metais (cuíca, caixa, surdo, gonguê, trombone) que toca entre desafios de versos improvisados pelo mestre do grupo. O folguedo é ligado ao período carnavalesco, época em que seu sentido social junto à sua comunidade de origem se torna mais vivo.
Algumas características que atualmente distinguem o Maracatu de Baque Solto:
- Os Caboclos de Lança chamados por Olímpio Bonald Neto(1991) de Guerreiros de Ogum, são personagens com figurino singular que misturam óculos escuros e tênis e bermudões de chitão, uma grande gola bordada com lantejoulas que cobre todo o tronco até o joelho, e um chapéu de grande cabeleira colorida.
[.....]
- O Caboclo de Pena ou Arreiamá, personagem em que a herança indígena é mais evidente, usa gola bordada e lantejoula e cocar, comum entre os caboclinhos da Zona da Mata.
[.....]
- O Desafio de Versos Improvisados realizado pelo mestre do maracatu durante a apresentação do grupo; os versos podem tanto agradecer a acolhida da cidade ou grupo que organiza a festa, como também exaltar as características do maracatu. No período que antecede oc arnaval, os mestres se encontram em sambadas para finar o improviso, realizando desafios.

- O Baque Solto, ritmo característico e estridente que intercala as poesias improvisadas dos mestres que desafiam os outros e exaltam as suas próprias qualidades e as de seu maracatu. Maria Elizabete Assis(1996) anotou a designação de Samba de Matuto para a música deste maracatu. Ascenso Ferreira (1986) registrou que em sua infância os maracatus eram chamados de Dança de Matuto.
[.....]

Um comentário: