terça-feira, 16 de março de 2010

SOBRE A ORIGEM E O SIGNIFICADO DO MARACATU

“ É uma brincadeira d origem indígena formada no início do século XX, nos canaviais da zona da Mata Norte de Pernambuco, região que assistiu, desde o início, a constante eliminação da primitiva população que ocupava aquelas terras. Este folguedo assume característica de uma festa indígena, uma desta de nativos das Terras Brasileiras, uma desta daqueles que foram perseguidos e escolhidos para deixarem de existir.

[.....] A festa de caboclo de lança foi se formando aos poucos, era um negócio de índio, pegavam um pedaço de pau para fazer a guiada, pegava a fazer batida num tambô, ajuntava gente, feito tibo.

O povo foi juntando um pouco de cada brinquedo, um pouco de Reisado, um pouco de Cavalo Marinho, um outro tanto de Bumba-meu-Boi e outro tanto de Caboclinho.

Uma festa de Celebração de um passado Guerreiro.

No começo era um brinquedo só de Homens. Brincadeiras de Cambindas, homens que se vestiam de mulheres. Dançavam de cócoras.

Aos poucos foi se formando o Maracatu. Uma reunião de caboclos, que não mais viviam nas tribos, mas formavam uma tribo a cada ano. Os encontros promoviam normas de convivência ao mesmo tempo em que serviam para demonstrar a destreza dos movimentos, com a lança e os pés. Os sons dos chocalhos já não eram suficientes e foi-se formando, então, uma pequena orquestra com instrumentos simples de percussão. Só depois veio o instrumento de sopro, ou, como se diz, o músico.

[...] O tempo e as autoridades passavam a chamá-los de Maracatu Rural, de Baque Solto ou de Orquestra. Era para diferenciar do Maracatu das áreas urbanas, do Maracatu que se formara com os negros de ganho de Recife. Na segunda metade do século XIX, já conhecido como Maracatu de Baque Virado.

[...]O Maracatu de Baque Solto nasceu nas encruzilhadas dos Canaviais, de um povo que não tem rei, mas que teima em mantê-lo vivo. Surgiu surpreendendo o mundo. É a festa dos caboclos de lança.”

Texto extraído do livro – Festa de Caboclos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário