terça-feira, 16 de março de 2010

A BANDEIRA, O TERNO E O CABOCLO DE LANÇA

A BANDEIRA

“ A bandeira do maracatu é o seu cartão de apresentação e é um torno dela que a tribo se aglomera. Nela estão escritos o nome do maracatu, a data de fundação e o seu símbolo, toda a relevância possível lhe é dada. Quando o caboclo chega para unir-se a tribo, dob a direção do mestre, ajoelha-se diante da bandeira.

Se possível, a cada ano, é feita uma nova bandeira.” [.....]

O TERNO

“ O maracatu de Baque Solto também é conhecido como Maracatu de Orquestra. É outra maneira de diferenciá-lo do Maracatu de Baque Virado nascido nas áreas urbanas do Recife. Maracatu Nação é todo percussão. Mas, se olharmos bem, não é uma orquestra que acompanha o Maracatu Rural. Inicialmente tinha instrumento de sopro.[.....]

O instrumental é simples: como a porca, que é uma lata coberta com couro de boi, tendo uma madeira no centro. O som é tirado pelo movimento da maior do Tocador subindo e descendo com um pano molhado. O som depende bastante da munheca do tocador. [.....]

O mais popular, o surdo, também conhecido como bombo ou zabumba, está presente em todos os folguedos popular do Nordeste.

E tem também o Taró, também chamado Tarol, que é um tambor estreito percutido com duas baquetas. Todos os povos da floresta se comunicam com instrumentos semelhantes. Ele dá o ritmo, no que é acompanhado pelo gonguê.

Este último é o menos indígena desses instrumentos porque os índios não conheciam o metal.

O terno sempre existiu e depois é que vieram is instrumentos de sopro, o trombone e o piston. O ritmo do terno é rápido. Quase um só som, rápido, simples, como a vida de todo um povo. É difícil saber se os passos da tribo acompanham a música ou se a música corre atrás da tribo do maracatu.

Trabalho no pensamento. Ele tem que improvisar seus versos, suas loas. Caminha com um bastão (bengala), símbolo de sua autoridade. Este bastão pode ser enfeitado com fitas. Seu uso é um privilégio dos mestres. O mestre está sempre próximo a bandeira e ao terno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário